Pular para o conteúdo principal

Destaque

Dia 233 - Análise: Ferramentas de Diagramação UML

Por Razões do tipo, começar a praticar planejar de forma ideal os meus jogos... o que me vai permitir planejar o funcionamento e relacionamento das classes, antes de começar de fato a digita-las, quero uma ferramenta de diagramação UML decente 😋 e que tenha a função de converter para código, essa função gera o esqueleto dos scripts a partir do diagrama, ai basta você preencher com a logica da coisa.

Então vamos a procura. 🔍

NClass 👍😢


Bem essa ferramenta é gratuita... mas a interface de usuário dela não é lá muito intuitiva... mas ela gera o código em C# e também em Java. e é de graça...

Ideas Modeler 👍👍😢


Esse parece ser o melhor que achei até agora, gera o código em uma enorme quantidade de linguagens, tem uma interface parecida ao Pacote Office, então aprender a usar é quase instantâneo, dá para alterar as cores dos elementos para organizar tudo, e dá para fazer muitos tipos de Diagramas, provavelmente ao usar ele você nunca mais precisaria de outra ferramenta de diagramação na vida...

Mas como é bom demais para ser verdade é uma ferramenta paga, mas ele tem uma versão gratuita para uso não comercial, mas essa versão não tem a funcionalidade de gerar código... o que é justamente o que eu quero 💔

LucidChart 👎👿👎

Só mencionando por que é o primeiro resultado que o google mostra 👌
A única vantagem disso é que roda direto no Navegador e é fácil de usar... Mas tirando isso ela nem gera o código 👹

E é Freemium... tem limite de quantos elementos tu pode colocar por diagrama... ou seja é uma merda... Mas é útil quando se precisa fazer um diagrama, e tu não vai usar o software com frequência... e é possivel fazer tudo quanto é tipo de diagrama...

StarUML 👎

Pago, e tem a funcionalidade de gerar código por meio de um plugin.

Altova UModel 😥

Pago, então nem testei, mas reza a lenda que converte para c#

VisualParadigm 😥

Pago, belo site, parece que ser uma ótima ferramenta, e tem a função de gerar o código para uma grande quantidade de linguagens.

WhiteStarUML  😱


Gratuito, mas com um porem bem grande a ultima atualização disso foi em 2018, mas sinto que a interface disso, faz com que me sinta usando um software bem antigo, ele gera código em c#, mas com essa interface eu não consigo lidar, tudo parece errado nela.

GenMyModel 👍👎❓

É Freemium e Roda direto no Navegador, tem a função de converter para código em varias linguagens a principio não consegui converter métodos para C# não sei pq, mas em java foi direito, vai entender... e tem suporte a varias linguagens. e tem outros tipos de diagramas...
As limitações de usar gratuitamente não me parecem muito limitantes, a interface eu diria que é tão ruim quanto o NClass, mas de uma forma diferente...

Umbrello UML 👍😢


Gratuito, tem geração de código em varias linguagens, em C# ele gerou um monte de comentários malucos, deve ter como desativar em algum lugar. Agora vamos falar da interface, sei lá, mas olhando todos esses softwares voltados a programadores, analistas de sistemas entre outros profissionais dá pra ver que raramente se preocupam em uma interface intuitiva e agradável 😢

Conclusão:

Minha Busca me rendeu 2 softwares bons o NClass e o Umbrello. A primeira vista entre os dois eu prefiro o NClass...

E Também tem o GenMyModel que eu classificaria como algo um tanto duvidoso...

Comentários