Pular para o conteúdo principal

Destaque

Dia 226 a 230 - Vamos Aprender C# [74%]

 Isso é algo que eu enrolo bastante, já que sei Java e C# é praticamente igual... mas dominar C# é algo essencial já que uso a Unity.

Dia 226 - 19/12

Hoje li as primeiras 73 Páginas do livro, e os 3 primeiros capítulos, por ser o inicio não tem nada de relevante para mim, achei essa explicação inicial meio apressada, ainda mais sendo um livro dedicado a iniciantes em programação....

Estou na Página 94/429, cap. 4

Dia 227 - 20/12

Li mais paginas e nada que eu não saiba... Falaram de uma Tal Variável do tipo Dicionário, que é basicamente uma Array, mas em vez do index, você pode definir o tipo de chave... não consigo pensar em utilidade para isso 👀 e com isso acabo mais um capítulo e entro no inicio do capitulo 5 (Pag. 130/429), sobre POO, que é um tema que eu também sei 😓 mas, vai que o livro tem alguma dica boa para aplicar isso na Unity, tenho uma certa dificuldade para fazer os scripts de forma organizada.

Pelo que vejo os marcadores do e-book o livro só vai ficar interessante lá pro capitulo 10...

e olhe só algo interessante no Cap de POO

structs - é como uma classe, mas mais simples. e não pode usar herança e nem ter um construtor vazio, e mais importante é melhor para performance. e Também quando se atribui um struct de uma variável já existente a uma nova variável, por padrão ele é duplicado e não feita apenas uma referência. (diferente de classes)

exemplo de struct a a partir da linha 14

Estou na Página 151/429.

Dia 228 - 21/12

Hoje entro em uma parte de aplicando POO na Unity, espero que seja algo útil (e não foi útil, era algo que eu já sabia).

E Depois Entramos no cap. 6, que se chama sujando as mãos com a Unity, e não tinha nada de útil nele...

E Depois o cap. 8 que era sobre movimentação e não tinha nada que eu não soubesse 😕 nessas partes que eu sei que sei, eu dou uma lida por cima, só passando e olhando se tem algo de novo... Alias já estou na pagina 222/429...

Interessante, enum consegue armazenar um numero em cada item.

Parei na Pagina 242/429, cap. 8

Dia 229 - 22/12

Dei mais um lida e nada de novo e finalmente cheguei no cap. 10, pág. 292.

Estou na pagina 300, cap. 10.

Dia 230 - 23/12

Agora Algo interessante e extremamente útil.

ref - é um parâmetro que pode ser passado para que uma variável seja passada como uma referência, para usa-lo basta colocar ref antes da variável e do parâmetro.
exemplo de uso de ref

out - é uma forma de retornar mais do que apenas uma variável.
exemplo de uso do out

Bem, os dois são basicamente iguais a primeira vista, mas tem umas diferenças, esse artigo explica direito

REF:
  • a variável deve ser inicializada antes de ser passada
  • dentro do método a variável não precisa ser modificada
  • os dados podem ser passados em ambas direções
OUT:
  • a variável não precisa ser inicializada
  • dentro do método a variável DEVE ser modificada (ou dá erro)
  • os dados só podem ser passados em apenas uma direção

e mais uma coisa interessante, eu já sabia da existência disso, mas não uso a tanto tempo que até tinha me esquecido de como funciona

Interfaces

Interfaces, é algo que serve de base, ela define métodos (com seus parâmetros, e ela nao define as variáveis) que podem ser "herdados" por uma classe, mas diferentemente de uma classe pai, uma classe pode ter varias interfaces.
exemplo simples

Classe Abstrata

É uma classe que não pode ser instanciada, ela é meio classe pai e meio interface, ela pode declarar/implementar variáveis e lógica ou/e dar uma de interface e apenas criar um molde para as classes que herdem sejam obrigadas a implementa-lo por meio do modificador abstract
exemplo simples
Esse protected antes das variáveis na classe abstrata, faz com que as variáveis sejam acessíveis para as classes q irão herdar, mas de fora dela, age como se fosse um private,
Docs - Abstract

Class Extensions ?

A ideia disso, é pegar uma classe já existente e adicionar uma funcionalidade, como um método sem modificar a classe em questão, no exemplo abaixo foi feito com uma string.

Um exemplo de como isso pode ser usado é uma classe que você não tem acesso, como uma String por exemplo.
Docs

Hoje eu acabei tendo que ver uns vídeos para entender direito, então não avancei muitas páginas.

Estou na página  314, cap. 11.

Comentários