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Destaque

Dia 210 - Análise: BlockBench

Estou com pena de quem trabalha nas empresas que fazem os funcionários a usarem essa merda de software.

o pior modelo 3D de coelho que você vai ver na vida

a lista de estúdios famosos que usam esse método cruel de tortura

a proposta é bacana, mas essa ferramenta está longe de ser minimamente intuitiva. é muito complicado fazer o básico nisso...

As Coisas Básicas:


Tu tem que mover em um eixo por vez ou mover ali no inspector e fica pior para rotacionar, é ainda pior, tem o gizmo que nem o blender, mas o pivot é separado do objeto, por padrao o pivot fica no meio da cena, então se eu mover o objeto eu tenho que mover o pivot depois.... 

E fica pior na hora de mover/escalonar/rotacionar se eu usar o gizmo que fica na 3D view, e apertar um numero ele não vai usar esse numero para algo... simplesmente não acontece nada...

E na hora de criar um objeto, por que ? tu tem que ir até o Outliner, que fica ao lado da 3D view, e clicar no + se for um cubo, e se não for um maldito cubo, tu clica no diamante eai vai abrir uma caixa onde tu escolhe a forma e coisas como tamanho 👎 não dava para poder fazer isso sem sair da 3D view não ? sei lá... tipo o Blender...

UV Map maldito:


E a tortura continua no UV map, quando tu cria um cubo por exemplo, as faces do uv map vem todas separadas, e colocadas exatamente uma sob a outra e não achei um lugar mapa fazer um mapeamento UV automático, ou seja, tu tem que fazer todo mapeamento UV.

Achei uma opção chamada Relative Auto UV, mas não funciona direito... ou talvez, simplesmente não faça o que eu espero..

Pintura:

Começando pela hora de aplicar as texturas, o que é bem desagradável nesse software... quem teve a brilhante ideia de arrastar a textura para uma face ? sei lá, isso é muito contra intuitivo...

Pelo menos eles acertaram na pintura em si, dá para importar e exportar paletas, desenhar formas geométricas, tem o balde de tinta (que funciona por face), é basicamente um editor de pixelart, mas em 3D...

Conclusão:

Bem, a ferramenta é nada intuitiva, mais complicada do que deveria, poderia ter uma experiência de uso mais agradável (tipo o Blender) e não causar raiva.... 
Mas, dá para criar belos modelos com essa ferramenta, se estiver disposto a passar raiva. uma rápida pesquisa no SketchFab, mostra que tem ótimos modelos feitos que foram feitos com ela, que devem ter dado bastante trabalho para serem feito, visto que essa ferramenta tem uma grande complexidade para coisas simples....

E a quantidade de tutoriaisem português... não é que não existam, mas por ser usado pela mojang e gratuito, e ser fácil, criar texturas para minecraft e também modelos para minecraft, digamos que certamente uns mais de 90% deles, são feitos por crianças...  alguns até mesmo pelo celular (ele roda direto no browser também), então digamos que para achar tutoriais em português tu vai ter que garimpar o youtube :)






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