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Destaque

Dia 180 - Analise: ArmorPaint & 6 meses

 

Bem hoje irei testar o ArmorPaint, vamos começar pesquisando em sites de vídeo e só achei 1 vídeo em português que ensine como mexer nele... mas em inglês tem vários. e a primeira vista não parece ser complicado, ele tem uma interface intuitiva e alguém que já tenha usado o Blender deve consegui se movimentar no espaço 3D sem problemas, e alguém que já tenha usado um editor de imagens deve conseguir entender as layers sem problema. e os nodes são parecidos com os do Blender então...

Felizmente o site do software tem um manual

Vou ir seguindo ele e testando os recursos dele então.

Importação de Materials e Texturas:

É possível importar texturas para o Software, basta que esteja no formato de arquivo do blender(.blend) ou no formato .arm (que é o formato do próprio ArmorPaint).
A principio pensei que ele suportasse apenas um formato de textura, mas ele possui um puglin que quando habilidado permite suportar outros.

Eu tentei importar texturas com .blend, mas as vezes dá problema, acho que é devido a diferença nos nodes, mas deve ter alguma forma de fazer isso direito.

Ele também possui uma biblioteca na nuvem de materials, ela é meio pequena, mas creio que deve ser por que é relativamente nova.

Ferramentas

As ferramentas tem opções interessantes e podem ser "personalizadas" com os nodes.
Dá para traçar linhas retas facilmente... usar a ferramenta de decals, tb é relativamente simples. 

Fiquei um tempo criando uma biblioteca de materials...

Resolvi fazer texturas para uns modelos que já tenho exportado aqui. esse é para a tocha.

O formato não está muito realista, mas a textura sim... isso de layers é bacana, acho que teria ficado melhor se eu tivesse achado texturas de arranhado, mas só achei pago por hora.

é fácil criar boas texturas, claro que você precisa das texturas né... mas tendo elas usar a ferramenta se torna moleza.

Bugs

Tem um bug ele acontece quando o objeto tem muitas malhas separadas, não sei se é o Armor Paint ou os meus modelos...
Tentei importar a televisão, mas não sei o que tem de errado...

Pelo que vi ele não se dá muito bem quando tem muitas malhas separadas (buga as escalas e posições, mas não sei a causa a culpa pode ser minha)

Mas isso pode ser resolvido, não quero testar agora mas, tem o Color ID (finalmente descobri o nome disso) é uma forma de separar as partes de um modelo usando uma textura. você basicamente pinta as partes que terão texturas diferentes de cores diferentes. e se o software tiver suporte, ele meio que facilita a pintura da textura usando essa como referencia, felizmente o ArmorPaint tem essa ferramenta, mas parece ser complexo, eu teria que alterar o modelo do enginner bot, alterar o UV map... pintar as texturas, e não quero fazer isso hoje... mas saber que existe é o começo.

Conclusão

Bem, o ArmorPaint é simples e intuitiva para quem já usou softwares da área gráfica e 3D (tem até uns atalhos iguais aos do blender).

As ferramentas são simples, mas elas funcionam bem, tem as opções básicas obrigatórias.

Quando se tem múltiplas malhas dá para trabalhas as texturas separadamente, e dá pra pintar regiões separadas e até mesmo faces, dá para rotacionar o material.

Achei a ferramenta de texto meio complicada de certa forma, até que dá pra pintar ela de forma q o texto fique reto, mas dependendo da forma da malha é bem complicado...

em questão de pintura digital é melhor que o Blender, sem sombra de dúvidas.

PS: hoje completa 6 meses de desafio diário.

PS:

resolvi mexer mais e tem mais coisas por exemplo, as texturas são varias imagens: diffuse,normal, rugosidade, etc. 
dá para para escolhes quais delas uma layer afeta. dá pra alterar a opacidade de uma layer.
Esse negocio de misturar texturas por si só já dá um efeito bem legal.

e as texturas que são ótimas por sinal que o armor paint disponibilizam na cloud é do site:

Alias nesse site, tem texturas de arranhado gratuitas :)

Comentários

  1. Descobri a causa do bug estranho no 3D, isso acontece quando o modelo está sem UV.

    E é possível arrastar uma pasta com as imagens de um material direto, que o armor paint cria sozinho o material

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  2. E essa poha gasta uma RAM disgracada....

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