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Dia 171 a 175 - Vamos ler um livro 1#
É meio problemático sempre aprender por meio de tutoriais, um conteúdo solto aqui e outro ali. então decidi começar a ler e aprender com auxilio de um livro.
Ao longo do livro fazemos um Shooter, só não entendi se é em primeira ou terceira pessoa ainda (mas de toda forma adaptarei a primeira pessoa).
PS: inicialmente pensei em fazer em blogs separados, mas ficaria muito extenso... e confuso e desnecessário, então vou juntar os dias em apenas um blog
Dia 171 - 27/10
Até agora li um capitulo básico sobre a interface, movimentação no editor, gameobjects, componentes, prefabs, hierarquia, o básico (que eu já sabia, mas vai que tem algo q não sei no meio).
Alias to lendo por um programa chamado SumatraPDF, ele tem suporte a vários tipos de e-books, mobi, epub, etc. só acho que um dicionário embutido cairia bem. alias o livro está em inglês, então além de aprender Unity, certamente melhorarei minha compreensão do idioma... que alias tá sendo suficiente para entender sem problemas quase tudo, só uma palavra aqui e ali que me deixa na dúvida.
A parte que li até agora, como podem ver é o capitulo 3, o 1 e 2 são introduções falando sobre GDD, game engines, planejamento, game design, eu estou lendo esse parte no meu kindle, é mais fácil já que não preciso de PC pra isso.
:O já aprendi algo novo e interessante, Z Fighting, é quando basicamente 2 meio que ocupam o mesmo lugar e meio que brigam, bugando tudo, como na imagem abaixo, parece um conceito meio inútil, mas saber o nome de um problema é o primeiro passo para buscar uma solução...
Terminei o cap 4, ate que esse pro builder é interessante, não é um Blender da vida, mas para formas simples, parece dar conta, só não é muito intuitivo.
E terminei o cap 5, e o livro é dividido em partes a parte 1 que é o básico termina nesse cap 5.
A segunda parte parece ser interessante.
Sei que está feio, mas estou apenas seguindo o tutorial, minha experiência em seguir tutoriais me diz, que quando você não o segue direito, acaba tendo problemas depois...
Eu parei na pagina 157/710
Dia 172 - 28/10
Hoje começo a ler a parte 2 do livro. (esse relato soa meio inútil)
Comecei a ler o capitulo 6 é bem interessante, até agora abordou como funciona o processo de renderização e é bem interessante e também explicou das diferenças e do por que existirem 3 Renders Pipeline na Unity. (básico, mas eu não sabia), e fiz uma textura meio desintegrada bem feia usando alpha... e uma textura de agua que tb ficou feia pra cacete, usando Shader Graph...
Dei uma enrolada mais cedo e acabei só fazendo isso por hoje.
a agua se move, mas isso é feio demais para gravar um vídeo... |
PS: resolvi deixar o [Em progresso] no titulo enquanto estiver ainda editando esse blog
E hoje também decidi tentar melhorar o meu inglês, eu estou fazendo o uso do app Duolingo, espero que melhorar o meu inglês me ajude a digamos "ter acesso a mais conteúdo" já que tem muito conteúdo em inglês, afinal o Blender é uma ferramenta desenvolvida por norte-americanos, assim como a Unity, então é natural que maior parte do conteúdo esteja em inglês.
Eu parei na pagina 186.
Dia 173 - 29/10
Primeiro hoje eu terminei de ler a parte inicial sobre GDD.
Eu decidi não seguir o projeto do livro, por ser feio demais, vou adaptar pra minha ideia de FPS no estilo Doom
estou no capitulo 7 que é sobre partículas
nada convincente, nem mesmo pra uma pixelart (vou modificar) |
ainda não está perfeito, mas está bem melhor |
Vou terminar a parte de partículas por aqui, agora vou para a parte de efeitos visuais usando algo parecido com o shader graph (mas antes uma pequena pausa).
terminei de ler o cap sobre o visual effect... fiz uns testes, não estou me sentindo muito bem, então vou parar por aqui... eu realmente tenho que parar de ler um capitulo por dia, esse ritmo é ruim, enfim, por hoje é isso
Parei na pagina 213.
Dia 174 - 30/10
Li capitulo sobre luz, não todo (desanimo) e dei uma brincada na Unity e é isso
Parei na pagina 236
Dia 175 - 31/10
Terminei de ler o capitulo sobre iluminação e o de pós processamento (estou no cap 10).
olha que legal, acho que ficaria bacana um jogo nesse estilo... |
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