Pular para o conteúdo principal

Destaque

Dia 171 a 175 - Vamos ler um livro 1#

É meio problemático sempre aprender por meio de tutoriais, um conteúdo solto aqui e outro ali. então decidi começar a ler e aprender com auxilio de um livro.


Ao longo do livro fazemos um Shooter, só não entendi se é em primeira ou terceira pessoa ainda (mas de toda forma adaptarei a primeira pessoa).

PS: inicialmente pensei em fazer em blogs separados, mas ficaria muito extenso... e confuso e desnecessário, então vou juntar os dias em apenas um blog

Dia 171 - 27/10

Até agora li um capitulo básico sobre a interface, movimentação no editor, gameobjects, componentes, prefabs, hierarquia, o básico (que eu já sabia, mas vai que tem algo q não sei no meio).

Alias to lendo por um programa chamado SumatraPDF, ele tem suporte a vários tipos de e-books, mobi, epub, etc. só acho que um dicionário embutido cairia bem. alias o livro está em inglês, então além de aprender Unity, certamente melhorarei minha compreensão do idioma... que alias tá sendo suficiente para entender sem problemas quase tudo, só uma palavra aqui e ali que me deixa na dúvida.
A parte que li até agora, como podem ver é o capitulo 3, o 1 e 2 são introduções falando sobre GDD, game engines, planejamento, game design, eu estou lendo esse parte no meu kindle, é mais fácil já que não preciso de PC pra isso.

:O já aprendi algo novo e interessante, Z Fighting, é quando basicamente 2 meio que ocupam o mesmo lugar e meio que brigam, bugando tudo, como na imagem abaixo, parece um conceito meio inútil, mas saber o nome de um problema é o primeiro passo para buscar uma solução...

Terminei o cap 4, ate que esse pro builder é interessante, não é um Blender da vida, mas para formas simples, parece dar conta, só não é muito intuitivo.

E terminei o cap 5, e o livro é dividido em partes a parte 1 que é o básico termina nesse cap 5.

A segunda parte parece ser interessante. 

Sei que está feio, mas estou apenas seguindo o tutorial, minha experiência em seguir tutoriais me diz, que quando você não o segue direito, acaba tendo problemas depois...

Eu parei na pagina 157/710

Dia 172 - 28/10

Hoje começo a ler a parte 2 do livro. (esse relato soa meio inútil)

Comecei a ler o capitulo 6 é bem interessante, até agora abordou como funciona o processo de renderização e é bem interessante e também explicou das diferenças e do por que existirem 3 Renders Pipeline na Unity. (básico, mas eu não sabia), e fiz uma textura meio desintegrada bem feia usando alpha... e uma textura de agua que tb ficou feia pra cacete, usando Shader Graph...

Dei uma enrolada mais cedo e acabei só fazendo isso por hoje.

a agua se move, mas isso é feio demais para gravar um vídeo...
PS: resolvi deixar o [Em progresso] no titulo enquanto estiver ainda editando esse blog

E hoje também decidi tentar melhorar o meu inglês, eu estou fazendo o uso do app Duolingo, espero que melhorar o meu inglês me ajude a digamos "ter acesso a mais conteúdo" já que tem muito conteúdo em inglês, afinal o Blender é uma ferramenta desenvolvida por norte-americanos, assim como a Unity, então é natural que maior parte do conteúdo esteja em inglês. 

Eu parei na pagina 186.

Dia 173 - 29/10

Primeiro hoje eu terminei de ler a parte inicial sobre GDD.

Eu decidi não seguir o projeto do livro, por ser feio demais, vou adaptar pra minha ideia de FPS no estilo Doom
estou no capitulo 7 que é sobre partículas
nada convincente, nem mesmo pra uma pixelart (vou modificar)
ainda não está perfeito, mas está bem melhor
Vou terminar a parte de partículas por aqui, agora vou para a parte de efeitos visuais usando algo parecido com o shader graph (mas antes uma pequena pausa).

terminei de ler o cap sobre o visual effect... fiz uns testes, não estou me sentindo muito bem, então vou parar por aqui... eu realmente tenho que parar de ler um capitulo por dia, esse ritmo é ruim, enfim, por hoje é isso

Parei na pagina 213.

Dia 174 - 30/10

Li capitulo sobre luz, não todo (desanimo) e dei uma brincada na Unity e é isso
Parei na pagina 236

Dia 175 - 31/10

Terminei de ler o capitulo sobre iluminação e o de pós processamento (estou no cap 10).
olha que legal, acho que ficaria bacana um jogo nesse estilo...
Parei na pagina 268.


Comentários